quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

A angústia de ser rica

Dona Joaquina já contava para cima de 80 anos de idade quando, na sexta-feira anterior, tinha ganho, sem saber como, a lotaria do Natal, o que lhe conferia um prémio para cima de 1 milhão de euros.Devido a este momento de sorte, de repente começaram a bater-lhe à porta ex-maridos que nunca tinha tido, filhos que jamais tinha dado à luz, amigos que nunca tinha visto e familiares de quem nunca soubera o nome. Dona Joaquina perguntava-se: e agora, o que fazer à minha vida?????
(António Cruz)- Será que devo dar o dinheiro que ganhei na lotaria aos pobres ou devo guardar tudo no Banco?! Estou muito confusa!!! - exclamou a Dona Joaquina, com ar de grande dúvida.
E decidiu...(5ºC - Helder e Carlos)
… pedir conselho à sua amiga Isabel, que a ajudava sempre nos seus problemas. Foi apanhar o autocarro e ficou à espera cerca de vinte minutos. Quando entra no autocarro apercebe-se de que não era o do seu destino, tinha-se enganado! De seguida foi perguntar ao condutor se podia parar mas ele disse que não, porque estavam na auto-estrada. Depois de muito tempo perdido, finalmente o autocarro lá parou à frente de um centro comercial, onde pôde apanhar oautocarro certo.(5ºA – Érica, Cláudia e Marisa)
A caminho da casa da sua amiga Isabel, ao sair do autocarro encontrou uma pessoa conhecida que também lhe deu uma opinião: que fizesse uma grande viagem.Quando chegou à casa da sua amiga perguntou-lhe finalmente qual o conselho que ela lhe daria se estivesse na sua situação e o seu conselho foi o seguinte:
(5ºC - Rubina e Luana)
- Guarda o dinheiro no banco para pagar as tuas despesas.Mas D.ª Joaquina decidiu dar parte do dinheiro para construir uma casa muito grande para os mendigos; e uma parte deu à sua amiga, que estava desempregada, e ainda ficou com algum dinheiro. Mas a melhor amiga da D.ª Joaquina, a Isabel, não queria aceitar porque...
(5ºA - Francisco e Nuno)
…queria que a D.ª Joaquina ficasse com o dinheiro todo, já que era a primeira vez na sua vida que ela tinha ganho a Lotaria. E também porque o dinheiro que ganhava na sua reforma não chegava a cem euros. Assim, com aquele dinheiro, ajeitava mais a sua vida. Quanto a ela, lá se havia de arranjar.
(5ºC)
D.ª Joaquina ficou na mesma, por causa de todos os conselhos que ouviu.Mesmo assim, decidiu ir perguntar ao Rafael, o seu grande amigo e irmão, que aconselhou:- Tu devias fazer com o dinheiro tudo o que sonhaste ao longo da tua vida.- Vou pensar nisso! – Respondeu a D.ª Joaquina, ainda mais confusa.Mas ainda lhe faltava perguntar a uma pessoa, o grande sábio que lhe dava sempre os melhores conselhos. D.ª Joaquina apareceu no seu escritório de surpresa.- Desculpa ter vindo sem me teres convidado. – disse D.ª Joaquina.- Não faz mal, é mais uma companhia que tenho. Porque é que vieste aqui?- Bem, desde que ganhei a lotaria, têm acontecido coisas muito estranhas. Têm-me aparecido em casa pessoas de quem nunca ouvi falar nem vi na minha vida.
(5ºC - Joana e Ana Isabel)
- Pois, às vezes ganhar a lotaria pode ser problemático... pega no teu dinheiro e vai para outro país. Assim é melhor porque ninguém pode pedinchar.D. Joaquina também gostava de conhecer coisas novas: países, amigos…Então seguiu o seu conselho, fez as malas e disse a toda a gente que conhecia e com quem falava que ia viajar para…
(5ºA - Ruben e Luís Daniel)
Mas estava tão indecisa… Para onde iria? Resolveu ir para a Alemanha e depois para Cuba.
Ao chegar ao aeroporto, na Alemanha foram-na buscar num BMW Kar Sam antigo que foi alvo de mais fotos do que a maioria dos monumentos e paisagens e que a levou a um hotel em Berlim.No dia seguinte foi ver as Portas de Brandenburgo, monumento construído no século XVIII.No último dia foi até visitar a minha avó à Rudolf-von-Gneist-Gasse, ao lado da pizzaria Luxemburg, e despediu-se.Então seguiu para Cuba e...(5ºC - Tiago e Roberto)
...quando lá chegou apercebeu-se de que o clima era completamente diferente, pois estava um calor insuportável.(5ºA - Carolina e Pedro)
... Tanto tempo em viagem provocava-lhe uma enorme saudade da sua terra, dos seus familiares, dos cantos dos pássaros que há tanto tempo conhecia. Saudades daquelas montanhas pintadas de verde e daquele mar de um azul-turquesa que não tinha igual em nenhum outro lugar do mundo.E, enquanto não se viu de volta à sua humilde casinha não descansou. Foi uma alegria imensa quando, de novo, pode abraçar o seu cão Marcolino e os seus gatos Simplex e Complex.De novo instalada na sua casa, Joaquina chegou à conclusão de que viajar não era o que sonhava para ela. E aquela ideia de poder fazer bem aos outros, aos desprotegidos e marginalizados pela sociedade, de lhes construir uma grande casa de abrigo, cada vez mais se tornava uma certeza na sua cabeça.E já agora, porque não, tendo ela tanto dinheiro e poucos mais anos de vida, que tal mandar construir também um centro de abrigo para animais abandonados. Sendo ela tão amiga dos animais e havendo tantos e tantos, gatos e cães, sem um lar e boas condições para viver, até que seria uma boa ideia. E foi assim que, munida destas duas ideias, se resolveu a ir falar com as entidades competentes para a concretização dos seus sonhos.
(António Cruz)

Os Sem-Abrigo começaram a viver numa casa enorme com tudo o que eles precisavam.D. Joaquina ia lá todos os dias para levar as coisas que faltavam em casa…Os gatos e os cães viviam na rua a procurar comida no lixo.Quando D. Joaquina mandou construir o Abrigo todos os cães e gatos passaram a poder comer e beber e ficaram muito felizes.D. Joaquina contratou três empregados para cuidar dos cães e gatos a toda a hora.Esses empregados ganhavam cerca de 400 € por mês.(5ºA - Rúben e Luís)
A Dona Joaquina já tinha realizado todos os seus sonhos e como ainda tinha muito dinheiro, decidiu fazer um cruzeiro com o seu cão Marcolino e os seus gatos o Simplex e Complex.Quando chegou à agência, viu um cruzeiro que passava por todas as ilhas de Canárias e decidiu ir falar com a empregada para ver quando era a próxima viagem. A senhora disse que era no dia seguinte, às 08:00 da manhã. E lá foi ela!Dois dias depois da partida do cruzeiro, já conhecia toda a gente, incluindo o comandante. Mas, durante uma tarde, quando ela estava ao pé da piscina com os seus animais viu um papagaio que se chamava Combi.(5ºC - Tiago e Roberto)

(5ºA - Rúben e Luís)
O Combi voou de imediato para o seu ombro e por ali ficou a papaguear. Palavras incompreensíveis para os conhecimentos da velhota. Até que dela se aproximou um senhor que deveria ter cerca de 70 anos, apresentando-se como Teodoro e dono do papagaio Combi. Joaquina disse-lhe que não percebia nada do que o papagaio papagueva, ao que lhe respondeu o senhor Teodoro que o havia comprado em terras de África e que apenas falava crioulo.Dona Joaquina quis saber mais desse crioulo e dessas terras em África. E assim acabaram por passar o resto do dia à beira da piscina do navio, trocando histórias e peripécias das suas vidas tão preenchidas de experiências. No momento em que tinham que se separar para se prepararem para o jantar, uma inexplicável saudade preencheu os seus corações. Será que alguma coisa tinha acontecido entre dona Joaquina e o senhor Teodoro?
(António Cruz)
Então D. Joaquina decidiu conversar mais com o Sr. Teodoro sobre África, porque ela estava ansiosa por chegar lá. Conversa daqui, conversa dali, D. Joaquina e o Sr. Teodoro começaram a apaixonar-se...(5ºA - Ruben e Luís)
No dia seguinte estava, nevoeiro, muito vento e o barco balançava bastante.Como de costume Dona Joaquina e o Sr. Teodoro iam sempre à beira da piscina falar sobre África e sobre o crioulo, mas enquanto falavam o barco balançou e Dona Joaquina foi parar aos braços do Sr. Teodoro.Todo envergonhado, pediu-lhe namoro e ela aceitou. Cinco meses depois do Sr. Teodoro ter pedido Dona Joaquina em namoro levou-a a um restaurante, alugou uma mesa que estivesse escondida e pediu para porem velas e para arranjarem o melhor violinista que tivessem.Tapou-lhe os olhos com uma fita vermelha, destapou-os carinhosamente quando chegou à mesa e disse-lhe:- Faz hoje 5 meses que te pedi em namoro e agora quero pedir-te em casamento. Dona Joaquina, aceitas casar comigo?(5ºC - Tiago e Roberto)
D. Joaquina aceitou o pedido de casamento do Sr. Teodoro e então começaram logo a fazer convites para os seus amigos irem ao casamento. O casamento era, como não podia deixar de ser, em África.(5ºA - Rúben e Luís)
Quando a Dona Joaquina e o Sr. Teodoro chegaram a África ela foi directa ao hotel fazer os preparativos para o casamento e ver o seu vestido.
Três dias depois era o dia do casamento e Dona Joaquina estava um pouco nervosa… e o Sr. Teodoro também.


Felizmente correu tudo bem e as pessoas pobres puderam comer graças à Dona Joaquina e ao Sr. Teodoro.
- Agora vamos à lua-de-mel, que vai ser uma estadia numa pirâmide do Egipto (uma que foi transformada em hotel) – disse o Sr. Teodoro.
(5ºC - Tiago e Roberto)
Quando chegaram ao hotel perceberam que era de cinco estrelas.O Hotel era muito fino, com pequeno-almoço, almoço, lanche, jantar e tinha uma piscina enorme e um grande jardim com muitas flores.Numa noite, quando D. Joaquina estava a dormir, o Sr. Teodoro foi ao jardim e apanhou duas rosas e um cravo e pôs ao lado da D. Joaquina.Quando ela acordou viu aquelas flores e ficou encantada. Acordou logo o Sr. Teodoro para perguntar se tinha sido ele que tinha posto as flores…(5ºA - Ruben e Luís)
Nesse dia eles foram dar um passeio nas redondezas. Partiram de manhã e só chegaram na hora de almoço.- Vou tomar um banho. Vai ter ao restaurante. – Disse o Sr. Teodoro.- Só vou beber um copo de água do mini-bar do quarto e depois já vou. – Respondeu a Dona Joaquina.Quando ela procurava um copo viu dentro de um armário um alçapão e decidiu abrir. Mas como não via nada desceu os primeiros degraus, com um pouco de medo e devagarinho… De repente, o alçapão fechou e ela não conseguia abri-lo, por isso…(5ºC - Tiago e Roberto)
…a D. Joaquina começou a ficar nervosa e desatou a gritar por ajuda mas ninguém a ouvia.Por isso decidiu começar a andar, mas foi ter a um beco sem saída. Aí havia umas gravuras estranhas nas paredes e ela pensou:- Se conseguisse decifrar estas gravuras conseguiria com certeza sair daqui!Enquanto dizia isto encostou-se a uma parede e de repente estava do outro lado, onde apareceu o Sr. Teodoro ao pé de um sarcófago e a D. Joaquina perguntou:- Como é que vieste aqui parar?- O chão abriu-se e vim aqui parar! – respondeu o Sr. Teodoro.(5ºC - Tiago e Carlos)
Então eles pensaram em como sair dali.D. Joaquina decidiu telefonar para o seu melhor amigo. Ela falou com o seu amigo e sugeriu contactar o hotel onde eles estavam a ficar.Ao saber do que se passava, o recepcionista do hotel chamou D. Joaquina e Senhor Teodoro e lançou-lhes uma corda gigante.Senhor Teodoro apanhou a corda e conseguiram sair dali …(5ªA- Ruben e Luís)
Quando se viram a salvo prometeram que nunca mais colocariam as suas vidas em risco pois devido à idade que tinham era perigoso envolverem-se em aventuras de que não conheciam o desfecho.
Joaquina e Teodoro acabaram a sua lua-de-mel no Egipto e aproveitaram ainda para conhecer um pouco mais do país dos faraós que tanta gente encantava mundo fora.Quando regressaram a sua casa, vinham de tal maneira satisfeitos e cheios de energia que, devido à montanha de dinheiro que D. Joaquina possuía, resolveram meter mãos ao trabalho e colocar em prática uma série de projectos de ajuda para com o próximo, fossem crianças desamparadas que precisassem de algum conforto, fossem pessoas idosas que necessitavam de um lar em condições para viver, fossem mães solteiras que tinham sido abandonadas pelos maridos, ou mesmo animais - cães e gatos - que andavam perdidos e esfomeados pelas ruas.
De tudo Joaquina e Teodoro fizeram para que o dinheiro que um dia lhe tinha caído das nuvens num momento de sorte fosse o mais bem empregue possível e de forma a poder tornar mais feliz a vida dos menos favorecidos. Quando o dinheiro que um dia dona Joaquina tinha ganho estava quase a acabar, ela e o marido resolveram então guardar um pouco, apenas o indispensável, para poderem viver confortavelmente até ao final das suas vidas.
(António Cruz)

2 comentários:

Anónimo disse...

esta historia tem desenhos foleiros e alguns fixes

Anónimo disse...

as historias sao bues da fixe lol